quarta-feira, 27 de junho de 2012

Um blogueiro pode se considerar um empreendedor?

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas se olhamos para o nosso blog como um investimento que dedicamos grande parte da nossa vida, podemos considerar 'blogar' um ato empreendedor?

Se você tem conhecimento e acredita que pode ajudar outras pessoas com tudo o que aprendeu em sua área de atuação, está pronto para montar um blog. Para os que já tem blog e estão lendo esse artigo, já tomou essa decisão e está pronto para aprender a 'empreender com o seu blog'. 



O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

O que é um empreendedor?

Segundo Fernando Dolabela, um grande nome do estudo do empreendedorismo brasileiro, 'um empreendedor é um agente de mudanças, uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões'.

Olhando por este prisma, acredito que todo blogueiro que tem como objetivo ter sucesso com o seu blog, planejando e desenvolvendo-o para alcançar esse objetivo, pode ser considerado um empreendedor.

O que o empreendorismo traz para quem empreende? Geração de autonomia, auto-realização, busca do sonho. É indispensável para qualquer tipo de atividade profissional, o que inclui ser blogueiro ( veja o vídeo onde o Gustavo Freitas fala sobre sua visão do que é um 'blogueiro profissional' ).

Quais os segredos de um empreendimento de sucesso?

Segundo Dolabela, o segredo é que não há segredos. Ele compila uma lista em seu livro 'O segredo de Luiza' , que chama 'Os sete segredos do sucesso'. Aqui, vou traduzir essa lista para a realidade de um blogueiro.

1- Não há segredos. Somente o trabalho duro dará resultados.

Não acredite em soluções milagrosas que aparecem para você. Você não vai conseguir tráfego de qualidade para o seu blog nem seguidores para suas redes sociais sem trabalhar bastante para isso.

2- Tão logo surge um segredo, todos o conhecem imediatamente.

Não existe 'o tesouro secreto do Barba Ruiva' na blogosfera. Sempre que aparece um novo recurso ou ferramenta, você com certeza ficará sabendo.

3- Nada é mais importante do que um retorno positivo

Se você está tendo mais prejuizo do que ganhos com o seu blog ( está a muito tempo na blogosfera e não consegue leitores nem seguidores )  é melhor repensar sobre o que está errado.

4- Se uma pessoa aprende a trabalhar para outras, você a alimenta por um ano; mas, se você  a estimula a ser empreendedor, você a alimenta, e a muitas outras, durante toda a vida.

Aprender a criar um blog é simples, todos podem fazer isso. Ter um blog de qualidade, que trará retornos satisfatórios para você - financeiros ou não - é mais difícil, mas não impossível. Quando se aprende, não se esquece mais.

5- Não deixe o seu blog aparentar ser negativo.

Preste atenção nas dicas e criticas que você recebe nos comentários do seu blog. Avalie se elas têm ou não sentido. Visite Metablogs que ensinam boas práticas para um blogueiro ( Aprenda Blogando, Blogando Fácil, Como Blogar, Ferramentas Blog, Quero Criar um Blog ).

6- O empreendedorismo, antes de ser técnico ou financeiro, é fundamentalmente um processo humano.

Se você não se realiza enquanto está blogando, é melhor parar. O mais importante em um blog, no meu ponto de vista, são os leitores. Porém, devemos fazer aquilo que gostamos e nos sentimos bem fazendo, senão, a sensação será a mesma de trabalhar em algo que não 'nasceu para fazer': frustação.

7- A felicidade é um blog positivo.

Um blog positivo em minha opinião é aquele que traz ao mesmo tempo satisfação para o seu dono e para seus leitores. Oferece artigos de qualidade, recursos de interação blogueiro-leitor e consegue trazer tráfego de qualidade para o blog.

Espero que essas dicas ajudem você a pensar se o seu blog está ou não no caminho certo. Nos próximos artigos, escreverei mais sobre empreendedorismo no blog.

O achou do artigo? Foi útil para você? Tem algo para acrescentar? Enriqueça o artigo com o seu comentário!
 

Esse artigo é participante do movimento blogs unidos



3 comentários:

  1. Um blogueiro com certeza é um empreendedor! Receber críticas é uma das coisas mais importantes para qualquer empreendimento, por pelo menos dois motivos: 1) Críticas mostram que as pessoas estão vendo seu trabalho2) Críticas ajudam a melhorar o que não está bom.E que todos os blogueiros tenham um blog positivo! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. DaviObrigado por compartilhar essas dicas. Completam muito bem o artigo. Volte sempre ao Aprenda Blogando.Sucesso

    ResponderExcluir
  3. [...] Agora, para os blogueiros. Eu sempre encarei ter um blog como ter uma empresa. Você precisa administrar tempo, inspiração e recursos para que seu blog tenha qualidade, conquiste e fidelize leitores. Por isso, creio que o E-book é muito útil para todo blogueiro. Nós somos empreendedores. [...]

    ResponderExcluir