Como blogueiros, sabemos que manter a qualidade dos conteúdos e do blog como um todo requer persistência, paciência e muito esforço. Sabemos também que, por mais que façamos um bom trabalho, sempre haverá aqueles que não vão gostar e/ou concordar com nossa forma de pensar.
Compartilhar informação requer muito “jogo de cintura”, uma que vez que na maioria das vezes expõe opiniões pessoais. E mesmo que o seu nicho seja mais técnico, ainda assim, estará compartilhando, de alguma forma, seu modo de pensar e sua opinião. E é sobre isto que iremos conversar hoje: como lidar com as críticas.
Criticar atitude da pessoa que expõe seu modo de pensar quando este difere do nosso. Qualquer ponto de vista diferente é qualificado como crítica e ninguém está imune dela.Ao longo da existência do blog você irá encontrar críticos e críticos. Os bem intencionados são, na verdade, muito bem vindos. São eles que nos ajudam a melhorar, a enxergar um ponto que precisa de ajuste, enfim, querem o sucesso do blog. Mas e os maldosos? Como lidar com a crítica mal formulada e não se deixar envolver pelas suas artimanhas?
É bom o amigo blogueiro começar a pensar nisso. Por mais que seu blog seja maravilhoso, o sucesso também atrai invejosos. E como atrai! Elas fazem questão de atrair atenção e não medem esforços para isso. Seja nas redes sociais ou no espaço de comentários do blog. E como ninguém está livre de passar por isso, relacione umas dicas que julgo serem de grande valor.
Não entre no jogo dele (a)
Se perceber a maldade ao invés da vontade de ajudar seja educado, mas mantenha a firmeza. Esclareça que a sua posição é pessoal e que sabe aceitar pontos de vista diferentes. Deixa muito claro que opiniões divergentes só irão acrescentar ao tema e incentivar o debate. Mostre para o maldoso que a crítica dele fará com que o texto fique mais rico. Isto será um banho de água fria nas intenções dele, pois o que ele quer é chamar mais atenção que você e tirar o foco do texto.
Seja educado (a)
Em hipótese alguma discuta essas questões com palavras de baixo teor ou com atitudes que demonstrem descontrole. Mesmo que você queira colocar a pessoa no lugar dela, faça com classe. Essa é uma opinião pessoa, pois existem pessoas que usam a “firmeza” de outra forma. Eu prefiro deixar claro que a pessoa não tem poder algum sobre o meu trabalho, sendo que ela colabora sempre para o melhor mesmo que nossos pontos de vista sejam diferentes. Isso é o que eu chamo de desarmar.
Não desanime
Esse não será o primeiro e muito menos o último. Interagir com o público nos torna alvos desse tipo de “assédio”. Estamos exteriorizando opinião e é natural encontrar oposições. Portanto, siga em frente com honestidade e reconheça tire desta situação maior incentivo para continuar fazendo bem seu trabalho.
Bom, meu recadinho de hoje é esse. Receber crítica pode ser muito bom, mas quando não for, siga essas dicas e tenha calma. Aproveite as vantagens das boas e não desanime diante das más.
Um grande abraço e até a próxima!
Bacana Lid. Realmente, ninguém está livre desse tipo de crítica. Lembro que no primeiro artigo que escrevi no Quero Criar um Blog, recebi um comentário totalmente agressivo, desqualificando meu artigo e aconselhando-me a não escrever mais.
ResponderExcluirEstava inciando no nicho de metablogs e foi um banho de agua fria e na época ignorei o comentário. Hoje, agiria de outra forma. Levaria a frente o diálogo e manteria firme meu ponto de vista.
Ótimo texto. Parabéns.
Oi Rodrigo!!!
ResponderExcluirEsses comentários são mesmo um banho de água fria! A crítica pode acabar com a motivação de uma pessoa. Por isso temos que ter cuidado com a forma que vamos abordar nosso ponto de vista. Isso vale para a blogosfera e para nossa vida pessoal.
Fico feliz que tenha gostado! :)