3. Escolha de CMS errado.
Antes o que é CMS? Significa Custom Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Segundo Wikipédia, é um sistema gestor de websites, e intranets que integra ferramentas necessárias para criar conteúdos em tempo real sem a necessidade de programação de código.
Tenha cuidado ao escolher qualquer CMS que você encontra na web, pois possui suas vantagens e desvantagens. Existem vários gratuitos que podem resolver com urgência. A vantagem de alguns deles são as comunidades online, onde você interage com usuários, que podem resolver problemas ou implementação no projeto, um ponto negativo é a falta de suporte, pois pode levar horas para solucionar, devido a falta de informações, e se tratando em "horas" sempre pesa, para resolver aqueles probleminhas imediatos.
Dica: Antes de escolher qualquer CMS, analise bastante, estude as opções, veja se a comunidade é bem ativa, se grandes empresas já o utiliza ou adota como seu "gerenciador padrão".
Listei alguns, que já utilizo em projetos realizados. WordPress, é o mais popular e fácil de gerenciar, além de infinitos plugins que podem auxiliar e melhorar o desempenho do blog/site. Porém é preciso entender um pouco de PHP, para usar todos seus recursos e flexibilidade da plataforma.
Joomla, código aberto, sistema simples de fluxo de aprovação tem arquivamento para conteúdo, além de gerenciamento de banners, que também tem uma comunidade bem ativa com muitos plugins.
Drupal, por muitos desenvolvedores é considerado uns dos mais poderosos, mas também difícil de customizar, vai depender de sua necessidade ao utilizá-lo. Se conhecer outros além dos citados publique o link, assim podemos analisá-lo para você.
Conheça bem a ferramenta antes de utilizar. "
4. Tipografia
Fundamental para o sucesso de um blog ou site, se você quer passar algo diferente para seu público, saiba trabalhar bem a tipografia, com seu objetivo principal é dar ordem estrutural e forma à comunicação. Muita bem utilizada pelos design gráfico e agora vem ganhando força na web.
Alguns design utilizam tipografia ruins em seus blogs, com títulos grandes, fontes diferentes na mesma página que acaba se misturando e cometendo erros devido a sua legibilidade, que é facilitar a leitura dos usuários. Procure trabalhar cores com contraste com background (plano de fundo), tamanhos apropriados para título como 14, 16 ou 18, seja simples e direto nas descrições. Observe como os grandes portais e blog trabalham suas páginas de leituras Ex: Globo.com, design.blog.br, tableless inclusive tem um ótimo artigo falando sobre "Tipografia" no desing.blog que indico a todos a se aprofundar no assunto.
Dica: Lugares aonde você pode achar tipografia para web:
1. Google webfonts
2. fontsquirrel
3. Fonts2u
Faça um bom proveito das dicas, procure da mais destaques com seu blog, utilizando as tipografias apropriadas. Na próxima semana vamos falar sobre "Atualizações". Até o próximo post.
Dicas simplesmente incríveis e com um ótimo esclarecimento, irei sem dúvidas considerá-las.
ResponderExcluirHoje eu uso o Wordpress pela sua flexibilidade e também por que o mesmo tem uma comunidade bem ativa que está todos os dias em busca de melhoras.
Muito sucesso para ti e em seus projetos.
Obrigado Amigo Jackson, de fato a comunidade WordPress, vem ganhando forças nesses últimos anos, se você que fazer sucesso na web e começar com pé direito é usar o CMS WordPress, Sucesso para nós amigo.
ResponderExcluirOlá, Leandro! Já usei Joomla, mas depois que comecei a usar o Wordpress adotei-o como o meu CMS preferido. Ótimas dicas.
ResponderExcluirOlá Hannah, o Joomla é um cms bem completo, costumo falar que é foi feito para portal, pois o seu gerenciamento de conteúdo é perfeito, passando por aprovação pelos editores e administradores, falando de blog, não existe cms melhor do que o nosso colega WordPress, é sensacional essa ferramenta. \o/
ResponderExcluirLeandro,
ResponderExcluirÓtimo conteúdo! Originalmente comecei no Joomla, logo em seguida investi conhecimentos no Drupal, mas não satisfeito comecei a testar vários outros, como no Nucleos, Typepad e Blogger.
Depois de começar a usar o WordPress acabei optando por ele, não por ser "melhor" do que os anteriores, mas porque notei que para o meu modelo de negócios, a flexibilidade e a escalabilidade eram argumentos para apostar.
Parabéns!
Olá Bruno, é bem assim mesmo, eu também segue essa linha, até chegar no WordPress =)
ResponderExcluir[...] CMS e Tipografia [...]
ResponderExcluir