terça-feira, 23 de outubro de 2012

Não busque seguidores, faça amigos

Um blog hoje tem muitas funções. É uma ótima ferramenta para divulgação de uma marca, fortalece o vínculo das empresas com seus clientes e é uma ótima maneira de expressar aquilo que você pensa, entre outras coisas.

Quando estamos envolvidos no gerenciamento de um blog, é comum que esperemos visitantes em nossos artigos e seguidores nas redes sociais. Seja no Facebook, Twitter, Youtube ou Google +, o número de seguidores é um dos indicadores de sucesso de um blog. E quanto mais, melhor.

Porém, como já foi citado algumas vezes aqui noAprenda Blogando, não basta ter um mundo de seguidores e centenas de comentários em cada artigo. É necessário interação com os leitores e seguidores das redes sociais.

A grande verdade é: hoje não existem mais pessoas que querem aprender alguma coisa na internet, existem pessoas em busca de relacionamento. Quando você acompanha alguém, quer saber mais sobre ela, o que esta pessoa faz, quais seus hobbies, como você se porta nas redes sociais, entre outras coisas.

amigos na blogosfera

Já perdi a conta de quantos artigos eu lei (e escrevi) que abordam este assunto. Porém, é só dar uma busca nos motores de busca, procurando por novos blogs e sites, que deparo-me com este mesmo problema.

Quando você mostra que se importa com os comentários e dúvidas de seus visitantes, a chance de fidelização é muito maior. Desde que criei o Aprenda Blogando, conheci pessoas muito legais, que hoje, não são meus seguidores ou fãs, são meus amigos, com quem relaciono-me nas redes sociais.

Em alguns casos, como foi o caso da Hannah, acabamos trabalhando juntos. Hoje ela é autora aqui do Aprenda Blogando e eu escrevo no Portal Acerte, projeto da Hannah que convido você à conhecer.

Em outros casos, as amizades feitas no Aprenda Blogando renderam guest posts que ajudaram a diversificar o nosso conteúdo.

Não estou dizendo com isso, que você deve adicionar todos os seguidores da sua fanpage como amigos, mas busque maneiras de interagir com eles. Busque saber o que eles precisam, analisando as estatísticas do seu blog.

Assim, seu blog crescerá não apenas em quantidade, mas também em qualidade, o que é muito importante para um blog de sucesso.

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Olá Rodrigo Zandonadi

    Infelizmente muitas pessoas se preocupam mais com quantidade do que com qualidade, oportunidades passam e amizades ficam, muitas pessoas não intendem isso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleiton

    Concordo plenalmente. Quantidade sem qualidade não acrescenta nada, a não ser números. E como você disse, oportunidades se constroem em cima de relacionamentos.

    Obrigado por deixar seu ponto de vista! Abraços!

    ResponderExcluir