sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Artigos: escreva o que as pessoas querem ler!

Muita gente, ao iniciar um blog, se preocupa com layout, com formas de monetização, divulgação e claro, com os artigos e a periodicidade deles. E está muito certo pensar assim! Mas voltemos a atenção para um ponto específico e que é fundamental para o sucesso do seu blog: os artigos.

Ao começar a publicar seus textos, independente do nicho, observe o que o seu público aprecia, ou seja, descubra o que eles querem ler. Escrever bem não é a única coisa que irá garantir leitores, pois o que faz com que eles voltem é o que está sendo abordado no blog. E como descobrir o que os seus leitores querem ler? Existem alguns recursos como pesquisas de opinião, enquetes; mas você pode simplesmente observar os comentários feitos nos seus artigos, os blogs dos seus visitantes, a forma como eles reagem a determinados temas e a outros não. Tudo isso faz com que você identifique a preferência do seu leitor.



Isso tudo é muito importante porque, afinal, é para ele que você escreve. Mesmo que seu blog seja uma divagação em pensamentos e reflexões bem pessoais, você quer que seja lido por alguém.

O leitor é o alvo do nosso trabalho como blogueiros. Perceba que, a partir do momento que você deixar de produzir conteúdo que interesse aos seus leitores, eles deixarão de visitá-lo. Por isso, muita atenção ao que você escreve e à forma como encadeia os assuntos entre um artigo e outro. Coerência não é algo que deve ser buscado apenas dentro de um texto, use-a no seu blog como um todo.

Bom amigos, esse é meu comentário de hoje. Espero que gostem e deixem sua opinião. Como vocês acham que podemos identificar o gosto dos nossos leitores?

Um comentário:

  1. Sempre estou de olho no que meus leitores mais gostam. Normalmente, os comentários ajudam a ter uma idéia, mas não podemos descartar também os índices de divulgação nas redes sociais e os "curti" e "retweet" nos posts do Facebook e Twitter.

    O Google Analytics também é ótimo para analisarmos e planejarmos melhor nosso conteúdo.

    Parabéns pelo ótimo artigo Lidiane.

    ResponderExcluir