Plágio é um assunto muito discutido na blogosfera. Recentemente, no Grupo Blogueiros do Facebook, a discussão sobre o assunto deu início ao "Movimento todos contra o plágio", onde vários blogueiros escreverão artigos sobre o tema e desses artigos será criado um ebbok.
Muita coisa foi discutida e muitas maneiras de combater esse crime foram sugeridas. O que quero colocar em pauta no artigo "O que você ganha fazendo plágio", é mostrar o que os praticantes desse crime alcançam quando o fazem.
O que é plágio
Plágio é o ato de apropriar-se de uma obra de natureza intelectual (textos, músicas, imagens, vídeos e etc) de outro indivíduo e apresentá-la como sua.
Quando comecei na blogosfera, em 2007, era praticante de plágio sem saber o que fazia. Quando achava algo que era muito legal, copiava e colava em meu blog. Depois de ler alguns artigos do Marcos Lemos sobre o assunto, entendi o que estava fazendo, deletei todos os artigos, o blog e comecei do zero.
Posso afirmar que tenho hoje muito mais leitores e meu trabalho tem ajudado muitas pessoas, o que comprova que plagiar não leva a lugar algum. Ser original e citar em seus artigos conteúdo de outros blogueiros sim, agrega valor ao seu trabalho e traz credibilidade ao seu blog.
Existem pontos de vista que dizem que quando copiamos algo e colocamos o crédito da pessoa que criou, não foi praticado o ato de plágio. Muitos blogueiros são contra esse argumento, pois alegam que o fato de copiar algo na íntegra e apenas referenciar um artigo não compensa o trabalho e tempo dedicados na criação do mesmo.
Preciso concordar com meus amigos nesse ponto de vista, pois as vezes passamos horas e até dias, pensando e rabiscando o artigo para que ele seja compreendido e útil para nossos leitores. É bastante trabalho para um cara (ou uma cara, tanto faz) apenas dar CTRL+C e CTRL+V e falar que citou o artigo colocando um link para o seu blog.
O que você ganha fazendo plágio
Depois de explicar o que é e dar minha opinião sobre plágio, listarei abaixo as vantagens de plagiar. Leia, analise e decida se vale a pena ou não particar esse ato:
Você não precisa pensar
Já que todo esforço necessário para plagiar é apertar as teclas CTRL, C e V, você não usa seu cérebro para preparar os artigos do seu blog, então, enquanto seu "tico" está concentrado no grande esforço de apertar essas teclas e mudar de abas do blog plagiado para o seu, seu "teco" pode dormir tranquilo, não causando uma sobrecarga no seu cérebro.
Pra mim, só copia o que é dos outros quem não tem capacidade de criar (palavras de um ex-plagiador).
Você ganhará atenção especial do Google
Depois do lançamento dos bichinhos de estimação do Google - panda e pinguim - você com certeza despertará a atenção do gigante das buscas fazendo plágio. Se o seu blog está bem colocado nos resultados de busca, logo você perceberá que ele perderá posições.
O Google condena sites e blogs com conteúdo duplicado.
Ficará famoso na blogosfera
Quando você for descoberto pelo blogueiro que plagiou ou por seus amigos, com certeza algumas atitudes serão tomadas. Recentemente, o Jair do Escola Sites teve seu template ES ONE plagiado. Vários blogueiros encontraram o site que plagiou e avisaram o Jair.
Ele escreveu um artigo na blogosfera e nem precisou citar o nome do plagiador, o que foi muito bacana da sua parte. Foram tantos os comentários no artigo que o responsável pelo ato acabou pedindo desculpas e corrigindo o erro.
A blogosfera é unida. Não pense que pode praticar tal ato e ficar impune, as consequencias virão.
Conclusão
Tire sua própria conclusão. No meu ponto de vista, não vale a pena praticar tal ato. Plagiar só mostra que você é incompentente, não sabe pensar, te prejudica no ranking do Google e deixa você com uma imagem negativa na blogosfera.
Créditos da imagem: Blogando com Facilidade.
Este artigo faz parte do "Movimento todos contra o plágio".

O Plágio é uma praga que precisa ser combatida!!!
ResponderExcluirabraços!
My recent post Plágio: uma questão de caráter
Concordo Lidiane, por isso estamos empenhados nesse movimento.
ResponderExcluirSeu artigo também ficou ótimo, abraços.
[...] As vantagens de praticar plágio [...]
ResponderExcluir