quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dicas para compor um artigo de qualidade

Olá amigos e amigas,


Levando em conta que nossos temas são relacionados à qualidade na construção dos artigos, o post de hoje mostrará o esqueleto de um artigo de qualidade e as preocupações que devemos ter para que ele seja bem construído e bem recebido pelos leitores.


Seja qual for o seu nicho, acredito que esta lista possa ser aplicada. São técnicas simples e que, se aplicadas corretamente, serão muito importantes para o sucesso do seu blog.







Defina um objetivo e estude sobre o tema


Começamos pensando no objetivo do seu texto. Para quem ele está sendo feito? De que forma você espera que ele cause impacto? Para isso, após definido o tema, procure estudar e complementar seus conhecimentos. Consulte sites, livros, revistas sobre o assunto. O leitor percebe quando temos o domínio do que abordamos, portanto, não tente enganá-lo. Escreva sobre o que sabe. Se não gosta ou não quer escrever, faça parceria com outro autor ou contrate-o. Não arrisque a reputação do seu blog.



Escolha títulos adequados


Tenho lido em alguns blogs e lido livros que sempre mencionam a importância de escolher bons títulos. Confesso que isso ainda é, para mim, algo a se estudar mais. Portanto, recomento as seguintes leituras:





Seja breve


Artigos muito longos podem até agradar algumas pessoas, mas a maioria não gosta. Eu não gosto e para eu me ler textos muito extensos, eles precisam ser muito interessantes ou sobre algo que eu precise realmente saber. Procure compilar as idéias centrais do tema. Se achar necessário, coloque-as em um editor de texto, leia, releia, retire as expressões desnecessárias. Lembre-se que um texto objetivo, enxuto será muito mais informativo e agradável de ler. O leitor irá perceber se você estiver “enchendo linguiça”.



Divida seu texto e adicione fotos


Pense na estética do artigo. Divida-o em parágrafos, subtítulos e adicione fotos. Visualmente é mais confortável e inibibe um pouco a preguiça que alguns leitores têm. Dessa forma você os habitua a relaxar e ir até o final. Os subtítulos também ajudam a entender melhor onde quer chegar. Coloque-os de forma sensata e dentro do contexto. Nunca interrompa um parágrafo sem terminar de expressar a idéia que ele traz. Imagine que o leitor está lendo para buscar o entendimento sobre alguma coisa e não só por ler.



O problema das cores e fontes


Tem coisa mais desagradável e cansativa que ler um texto com fontes e cores de fundo inapropriados? Fonte pequena, muito colorida ou plano de fundo com imagens dificulta a leitura e ainda prejudica a visão de quem ler. Eu mesma não consigo. Mesmo que seu texto tenha qualidade irá perder leitores. Portanto, muita cautela com cores e tamanho das fontes.



Seja humano


Nunca escreva pensando apenas nos motores de busca. Afinal, são humanos que irão ler, seguir, comentar e recomendar seu trabalho. Para isso escreva para pessoas e deixe sempre claro que você está iniciando uma conversa com elas. Com o tempo observe seu leitor e conhecendo-o, trate-o adequadamente. Faça perguntas também. O leitor gosta e quer interagir, participar do blog e se sentir parte de tudo aquilo. Deixe bem claro que você é um ser humano, acessível e nunca se coloque numa posição superior a ele.





Responda os comentários


E para encerrar, pelo menos por agora, responda seus comentários. É muita falta de educação e consideração não dar a devida atenção para quem te prestigiou. Mesmo que o comentário seja uma crítica, responda. Coloque-se à disposição de ouvir sugestões e críticas.


Continue a interação com o leitor na seção de comentários enquanto houver novos comentaristas. Mesmo que seja um post antigo, compareça. Samanta Sammy, do blog Vida Real da Sam, recebe dezenas e até centenas de comentários e responde todos. Acho isso uma maravilha e mostra que ela valoriza seus visitantes. Claro que tenho outras referências a esse respeito, mas citei Samanta por ser uma pessoa muito conhecida e com certeza admirada em nosso meio e tenho certeza que representa bem todos os outros.




Bom meus amigos, espero ter ajudado e sintam-se à vontade de completar essa lista e se quiserem, publicar em seus blogs. O único requisito é nos dar os devidos créditos. Tenho certeza que muitos blogueiros, antigos e iniciantes, se beneficiarão com ela e terão mais dicas e “macetes” para nos ajudar a melhorar, sempre.





Um grande abraço e até a próxima semana!





Fontes e referências:




Imagens: Google

12 comentários:

  1. ótimas dicas, realmente, são importantes para o sucesso do artigo ....abçs

    ResponderExcluir
  2. Ana,Essas dicas são apenas algumas para que possamos melhorar o material que oferecemos para os nossos leitores!Obrigada pela visita e volte sempre! =)

    ResponderExcluir
  3. Olá Lidiane !!!Excelente postagem, todas as dicas são extremamente importantes para o sucesso de um blog !Seguindo estas orientações, conseguiremos resultados verdadeiros, sólidos e duradouros :)Procuro seguir tudo que mencionou, me preocupo com o conteúdo, pesquiso muito e depois do artigo pronto, costumo tentar ler pela visão do visitante para perceber se não está maçante ou se está claro e objetivo, em alguns casos me estendo mais, mas procuro enxugar o máximo que posso.Algo que me incomoda em alguns blogs são as cores, visito um espaço que gosto muito, mas o fundo é preto e as letras vermelhas... não consigo ler até o fim sem dar uma pausa... Isso pode realmente prejudicar o blog em questão...Uma coisa que considero o ouro do meu blog são os leitores e os comentários recebidos, sempre bato nesta tecla de que se criamos um blog, o mínimo que devemos fazer é ao menos dar atenção a todos os que participam ! Do contrário, porque criar um blog ? Se o autor não me responde, não volto mais, ninguém gosta de falar sozinho ou gastar seu precioso tempo se expressando em vão, não é mesmo ?Por dar tanta importância a isso, diminui as postagens para apenas 2 por mês, pois não coloco nada no ar antes de retribuir todos os meus visitantes :)Isso além de demonstrar minha gratidão, me traz oportunidades de ótimas leituras, amizades e parcerias :)Fiquei muito feliz e lisonjeada com a menção do meu nome, agradeço muito ! É gratificante servir de exemplo por algo que fazemos com tanto prazer e dedicação :) Obrigada :DE agradeço também por compartilhar conosco estas dicas maravilhosas que com certeza ajudarão a muitos :)Grande beijooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Olá Sam! :)Se a gente não fizer as coisas com união, é só questão de tempo e a casa cai. Você está certíssima, pois essa valorização que dá ao seu leitor é que faz o seu sucesso. Eu me senti muito acolhida desde a primeira vez que visitei seu site, além de encontrar conteúdos muito bons.Obrigada por vir me prestigiar aqui! Fico feliz que tenha gostado das dicas.Um grande abraço Sam e fica sempre com Deus! =)

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo,Eu também já tive esse desprazer! É uma tristeza... e tem blog que parece tão abandonado... mas não pelos leitores e sim pelos autores. Vejo posts, comentários e nada de respostas dos autores.Infelizmente nem todos pensam igual!Grande beijo Rodrigo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Lidiane!Excelente o seu artigo.Uma contribuição interessante.Abs.: JOSÉ REINALDO

    ResponderExcluir
  7. Falando em qualidade do artigo é sempre bom revisar as palavras escritas para ver se ficou como queremos, acredito que você escreveu "que forma você espera que ele quase impacto?" querendo dizer "causar impacto?", no mais concordo com as dicas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Natanael,Obrigada pela sua participação!Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Reinaldo,Agradeço sua participação!Um ótimo final de semana!=)

    ResponderExcluir
  10. Consultor em previdência,Agradeço a participação e obrigada pela orientação. Já fiz as devidas correções e você tem razão, a revisão é sempre fundamental. Ainda assim, algumas coisas ainda passam despercebidas, não é?! Mas isso só mostra que a nossa atenção precisa sempre ser dobrada.Abraços! =)

    ResponderExcluir
  11. [...] Dicas para compor um artigo de qualidade Faça amigos no nicho do seu [...]

    ResponderExcluir