Mais uma vez a inspiração do artigo de hoje veio do Blog da Hannah. Em seu post Blogs e leitores: interagir traz retorno? Hannah, também inspirada por um comentário, nos coloca a importância da interação entre leitor e blogueiro. Eu também já abordei o assunto aqui no AB, mas resolvi aprofundar uma particularidade: como estimular a participação do leitor através dos comentários? De que forma escrever o texto e amarrar (no bom sentindo tá gente?!) o leitor?
Alguns artigos são tão puramente técnicos que o leitor passa por ele e não se manisfesta. Como evitar isso? De que forma podemos escrever para os leitores e fazer com que se sintam também os escritores daquele tema? É justamente isso que o blogueiro precisa pensar: eu escrevo, mas o leitor me ajuda. Tenho uma tática (se é que posso chamar assim) e vou compartilhar agora mesmo com vocês.
Bom, escolho determinado tema e isso geralmente é algo bem pessoal. Mas ao pensar no tema, procuro também me ima
ginar como leitora e analisar de que forma isso pode ser útil para mim, enquanto leitora. Aí entram os nichos e procure ficar atento a isso. Dependendo do seu é importante seguir esse critério. De nada adianta concluir que “falar sobre estética” agradará muitos leitores se o seu nicho é literatura.Então continuamos. Tema escolhido e vamos ao que interessa. Quando estou compondo meu texto sempre imagino que o leitor está ali comigo e muitas perguntas surgem em minha mente. Resumindo: estabeleço um diálogo imaginário. Faço muitas perguntas! E dou algumas respostas também. Uma dica é evitar firmar suas opiniões de forma muito rígida. Mostre seu ponto de vista, mas faça com que o leitor se sinta à vontade de expressar o dele também. Demonstre a sua curiosidade em saber o que ele pensa. Deixe claro que a opinião dele é importante.
Costumo agir como alguém que lança o debate. Inicio o assunto, desenvolvo alguns pontos importantes, depois deixo a bola para o leitor e ele continua através dos comentários. E isso tem funcionado, pois cada vez me felicito mais ao ver meus amigos leitores darem um show. Eles complementam o artigo, dão dicas, fazem suas críticas. Se uma pessoa ler o artigo e continuar pelos comentários, verá que o assunto se desenvolve harmoniosamente. Tenho percebido isso em outros blogs e vejo que é quase impossível não ler também os comentários deixados.
Então é isso gente! Minha dica: inicie a interação antes mesmo de publicar. Comece a escrever já interagindo com o leitor e com certeza seu texto será mais envolvente. E não esqueça das perguntas e de fazer com que ele se sinta parte de tudo aquilo.
Um grande abraço para todos!!!
Ótimo artigo Lidiane.
ResponderExcluirMuito bacana sua técnica. Realmente, quando os assuntos são muito técnicos e não existe chamada para interação, ela não acontece.
Também sou viciado em ler os comentários. Já vi casos que os comentários renderam mais conhecimento do que o próprio artigo.
Abraços!
Muito legal este processo de iniciar com um diálogo imaginário, e isso de fazer o leitor participar também é fundamental. Valeu Lidiane, e fico feliz em saber que meus posts têm servido de inspiração! Bjs!
ResponderExcluirNao sei se foi uma das propostas deste post mas, quando vc fala q se inspirou em um comentário para escrever o post, vc ja esta interagindo antes mesmo de desenvolver o texto. Bem bacana esse ponto de vista. Uma dica que li e achei muito legal tbm é a de procurar inspiração nos termos q estao sendo buscados na barra de buscas interna de seu site. Assim vc consegue escrever sobre o q seus leitores procuram. Patabens peli trabalho.
ResponderExcluirÓtima dica César! Valeu por compartilhar conosco!
ResponderExcluir