Meu nome é William Olimpio, tenho 23 anos e sou Técnico em Design Gráfico formado pela ETEC-Leme/SP. Comecei a trabalhar como freelancer em 2009 e já passei pelo setor de arte final e fotografia em algumas empresas do interior de São Paulo. Em 2011 participei do Curso Autoinstrucional sobre Produto, Marca e Serviço da FGV com o qual aprendi novas técnicas para criação de projetos na área.
No final de 2011 escrevi um e-book sobre como administrar uma Marca, onde abordo de forma simples e prática todos os passos para criar um bom projeto de Branding e Design.
Atualmente estou administrando o site www.willolimpio.com, escrevo artigos com o objetivo de passar uma fonte de conhecimento para quem está começando a trabalhar na área. Também disponibilizo soluções criativas de Branding, Design e Mídia Eletrônica para lançá-las no mercado de forma positiva e rentável.
Para me acompanhar curta minha fanpage ou siga meu blog pelo endereço acima.
Sabemos que criar ou importar um template é importante para que seu blog chame mais atenção, afinal a primeira impressão é a que fica. Independente do tipo de público que irá acessá-lo, um bom layout deve transmitir segurança e passar credibilidade, contudo não são apenas estes fatores que irão influenciar na frequência de visitas que o site irá gerar.
Há muitos sites aparentemente atraentes, mas permanecemos nele por no máximo 5 minutos. Mesmo escolhendo um bom template ou criando uma plataforma exclusiva, a mensagem pode não ter sido transmitida de forma objetiva, isso ocorre porque deixamos passar alguns pontos que são de extrema importância na disposição dos elementos da página.

Observe alguns pontos que considero fundamentais:
1º - Lembre-se qual o objetivo do seu site/blog. Leve em consideração o perfil do usuário que deseja alcançar (gênero, idade, classe social, estilo de vida, gostos, etc.), isso serve de filtro para que seu público seja atingido diretamente.
2º - Escolha cores harmônicas no seu template. O fluxo de visitas também vai depender se o site está muito carregado, afinal um site limpo proporciona um acesso mais confortável. Para se inspirar acesse kuler.adobe.com e escolha uma gama de cores que combine com seu template.
3º - Evite usar fontes serifadas a não ser que seja texto longo. A serifa é uma faca de dois gumes, da mesma forma que ela é sofisticada pode resultar em uma leitura cansativa. Existem várias fontes modernas que são compatíveis com o mecanismo da web (códigos HTML, CSS, Javascript).
4º - Não polua o layout com excesso de informações. Coloque apenas o necessário para que o internauta tenha maior facilidade de encontrar o que deseja. Um site/blog que possui muita informação desnecessária desvia a atenção do objetivo principal.
5º - Considere os quatro princípios do design gráfico como alinhamento, contraste, proximidade e repetição. Estes são a chave para a criação de um bom projeto, além de trazer um aspecto mais profissional, prende a atenção de seu público ao seu conteúdo.
6º - Gerar lucros com publicação de anúncios. Principalmente para quem trabalha com blogs, procure adaptar as caixas de propaganda ao layout, tente manter os mesmos padrões de cores e alinhamentos para não provocar uma leitura cansativa.
7º (Regra de ouro) – Evite utilizar muitos plugins e códigos HTML. Além de deixar o site mais pesado pode haver conflito de programação, o que interfere na sua funcionalidade. Alguns portais são craques para dar esse tipo de problema, demoram para carregar, slideshows ficam desordenados, scripts fazem navegar automaticamente para cima e para baixo, entre outros.
William
ResponderExcluirEm primeiro lugar agradeço por ter aceitado meu convite. Em segundo, parabéns pelo artigo. Muitas vezes blogueiros que não entendem de design têm dificuldade na hora de escolher o layout de um template ideal para seu blog. Com essas dicas isso ficará muito mais fácil.
Obrigado mais uma vez e sucesso!
My recent post Estudo de tema: conhecendo o tema Twenty Eleven
[...] Pontos relevantes para um layout de Site/Blog [...]
ResponderExcluir