segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Está começando a blogar? Tenha calma!

Quando criei meu blog fiquei tensa imaginando como e o que faria para que meu blog fosse conhecido, admirado e principalmente como eu conseguiria torná-lo a minha marca pessoal. Era tanta coisa a fazer, muito trabalho!


O desânimo não tardou em aparecer. Dando minhas voltinhas pela blogosfera, via blogs com muitos seguidores, comentários, assinantes e pensava: será que um dia eu terei essas estatísticas? Sim, amigos, pensei em desistir porque a insegurança se apoderou de mim. Mas sosseguei e resolvi continuar não pelas estatísticas (impossíveis de serem adquiridas com tão pouco tempo). Resolvi, então, ir adiante por mim, pelo amor pela escrita e pela arte de interagir com o outro.


Comecei a perceber que a qualidade é a base. Então foquei nela e continuei postando, aprimorando meus artigos, observando o perfil de quem os lia, e o mais importante: estudando. Se você está começando agora e quer pular esta etapa, desista logo. Nem perca seu tempo! Tem que começar com um passo de cada vez. Visitei (como ainda visito) muitos blogs e sites. Não com a intenção de copiá-los, mas de me inspirar. Afinal, bons exemplos é que arrastam as multidões e hoje, se ainda estou aqui, foi porque entendi isso.


A humildade, a generosidade e o estudo são, para quem está iniciando, pontos chaves. Com quase três meses de blogosfera, não aprendi tudo (claro), mas o suficiente para entender que persistência é fundamental. E hoje, quando vejo as minhas estastísticas (ainda pequenas) entendo que elas foram adquiridas de forma muita realista e de acordo com a minha experiência. Não adianta esperar grandes saltos da noite para o dia. Apenas trabalhe, estude e tenha disciplina.


Encontramos por aí excelentes artigos com dicas, tutoriais, testemunhos de blogueiros e blogueiras de sucesso ( Ah, sucesso na blogosfera nem sempre está relacionado com grana). Acredito que o reconhecimento vem naturalmente quando o autor/criador leva seu trabalho a sério e trata o leitor com o devido valor.


Portanto, se você chegou aqui com a intenção de aprender a blogar, saiba antes que não será num passe de mágica. Temos muitos artigos e dicas, aqui mesmo no AB, mas só continue se estiver consciente de que quer continuar. Se a resposta for positiva, com certeza nos encontraremos por essas páginas, afinal, quem é bom e persistente, inevitavelente será reconhecido.


Um grande abraço e até a próxima! =)

2 comentários:

  1. Lidiane,

    Parabéns pelo artigo. Está ótimo! Ajudará não apenas iniciantes, mas veteranos de guerra também!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Tô pensando em desistir de postar em meu blog, faz anos que eu o tenho e vivo postando, mas agora estou completamente sem idéias
    http://milencariativa.blogspot.com

    ResponderExcluir