sábado, 7 de setembro de 2013

Não deixe seu WordPress desatualizado

Salve colegas do Aprenda Blogando, hoje vamos falar de CMS desatualizado, como base vou citar WordPress como meu gerenciador padrão.

Todos nós já sabemos das maravilhas que esse poderoso cms faz, pela sua popularidade é fácil encontrar usuários mal intencionados, querendo descobrir suas falhas, e iniciar ataques na tentativas de encontrar informações valiosas, que seja utilizada em seu benefício, por exemplo: senhas de usuários, acesso ao banco de dados e lista de e-mail, por isso é importante manter seu WordPress sempre atualizado, garantindo as correções atuais de segurança e bloqueando as falhas existente nas versões anteriores.

DICAS IMPORTANTES:

1. As versões recentes do WordPress possuem um recurso de atualização automática. Você pode iniciar a atualização em aparecia no sistema WordPress "Está disponível a nova versão XX" (se estiver lá) ou indo ao menu Ferramentas -> Upgrade.

2. Às vezes a Atualização automática pode falhar, por isso lembre-se de fazer backup de seus dados e desativar todos os plugins antes de iniciar a atualização.

3. Se a atualização automática não funciona para você, não entre em pânico, tente uma atualização manual. Saiba como realizar atualizações manuais aqui.

4. Após atualizações do WordPress, lembra-se de realizar atualizações seus plugins, garantindo um melhor funcionamento.

Outra dica que é bastante aconselhável, é definir o "admin" geralmente administrador, alterando ao nível de assinante, assim possibilitando a você, criar um novo usuário e atribuindo um perfil de administrador, dificultando a vida de invasores a fazer algum tipo de mal ao seu blog ou site.

Para encerrar por hoje, faça sempre backups do seu site, alguns usuários acaba esquecendo desse detalhe importantíssimo e deixam de lado essa etapa e colocando sempre a culpa em empresas de hospedagem, na maioria das vezes. Existem vários plugins e ferramentas de segurança para deixar seu WordPress mas seguro.

Segue abaixo dois post, sobre os melhores plugins de segurança e backups do Escola WordPress;

1. OS MELHORES PLUGINS DE SEGURANÇA PARA WORDPRESS
2. TOP 10 MELHORES PLUGINS DE PROTECÇÃO E SEGURANÇA PARA WORDPRESS

Abraços moçada e até o próximo post, se souber de +plugins, post aqui em nossos comentários.

8 comentários:

  1. Até alguns meses atrás eu não dava muita atenção aos backups, mais hoje dou total atenção ao assunto.
    Sempre estou ligado nas novidades do Wordpress e sempre que há uma nova versão eu atualizo.

    Seu artigo está ótimo.

    ResponderExcluir
  2. dica super importante, pouca gente presta atencao e peca nisso, ate por q as atualizacoes deixam o wp mais seguro ne

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que as atualizações eram tão importantes... Vou dar mais valor a partir de agora...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Grande Jackson, Vlw meu amigo pelos seus comentários você que de fato contribui muito, temos que ficar ligados nas atualizações do WordPress mas com cautela tb, você precisar analisar os plugins se realmente são compatíveis com a nova versão. Antes de realizar um update é bom analisar como está o projeto. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Acacio, isso mesmo, devemos sempre pensar na segurança dos nossos projetos. Abraços amigão.

    ResponderExcluir
  6. vlw Nestor, Seguindo as dicas vc mantém seu projeto no mínimo 90% seguro :D

    ResponderExcluir
  7. [...] aprendablogando.com/nao-deixe-seu-wordpress-desatualizado/ Compartilhe:TwitterFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. Wordpress ← Previous post Post seguinte → #am_thumbnail a { text-decoration: none; border: none; } #am_thumbnail img { text-decoration: none; border: 1px solid #999; max-width: 99%; } #am_name { margin-top: 5px; margin-bottom: 3px; } #am_headline { margin-bottom: 5px; } #am_bio { margin-bottom: 15px; } #am_bio p { margin-bottom: 5px; } #am_bio p:last-child { margin-bottom: 0px; } #am_services { margin-right: -5px; } #am_services a.am_service_icon { margin-right: 4px; text-decoration: none; border: none; } #am_services a.am_service_icon:hover { text-decoration: none; border: none; } #am_services a.am_service_icon img { border: none; margin-bottom: 4px; } Sobre mimMagno ValdetaroDev Front-End e IlustradorCriador do DesignKamikaze.com.br, website que ajuda a disseminar o desenvolvimento inteligente para web brasileira. Amante das boas práticas no desenvolvimento front-end, é extremamente dedicado na hora de por a mão na massa. Apaixonado por design, artes e cultura Japonesa.Arquivos [...]

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o atigo Leandro, Parabéns.
    Recentemente tive um problema em relação a seguranca no site de um cliente, ele foi invadido via SQL Injection. Ainda não sei como, instalei alguns pluggins de segurança depois do acontecido e atualizei a versão do WP.

    Nesse site, expecificamente, eu tive que mudar o arquivo que gera as galeria do Wordpress pelo shortcode, então disse ao cliente que não atalizasse, pois atualizando perderia esse código, teria como fazer de outro jeito? Pelo functions.php, sei lá.

    Abraços

    ResponderExcluir