segunda-feira, 30 de julho de 2012

Um blogueiro deve saber programação?

Está ai uma pergunta um pouco complicada de responder. Venho pensado em escrever esse artigo já à alguns meses e sempre achei difícil começar pois tenho um ponto de vista bem definido sobre o tema, o qual irei compartilhar no final do artigo. Deixarei de lado o que penso e colocarei o que tenho visto e analizado pela blogosfera.


Sempre que um blogueiro quer acrescentar um novo recurso em seu blog, sai em busca de tutoriais e dicas para ajudá-lo nessa tarefa. por mais que os plugins do wordpress sejam ótimos e os gadgets do blogger estejam crescendo em qualidade, ninguém gosta de fazer as coisas às escuras, sem saber o que esta fazendo.


Quando você tem um blog, independente da plataforma, conhecer um pouco de HTML e CSS torna-se um ponto muito positivo, pois quando quiser instalar um novo recurso, pode fazer a diferença entre ter algo igual a todo mundo e ter um recurso personalizado com a sua identidade. Se você usa WordPress, é interessante conhecer também o PHP.


São muitos os recursos que podemos implementar em nossos blogs, em vários tutoriais da web. Muitos desses recursos implicam em modificarmos certos arquivos no wordpress ou o código-fonte do blogger. Quando entendemos o que estamos fazendo conseguimos ir um pouco além do tutorial, acrescentando nosso "toque de mestre" ao recurso.


Lógicamente, não são todos os blogueiros que podem despender algum tempo para estudar web design. Não é isso que quero dizer. Apenas chamo a atenção de vocês ao fato de que você pode melhorar o seu blog se entender como ele funciona. Uma vez o Gustavo Freitas me disse que "mesmo que o blogueiro não pense em ser desenvolvedor, acho muito válido entender como funciona o sistema".


Deixando agora minha opinião, acredito que quanto mais você souber melhor. Se puder entender HTML e CSS ótimo. Se der tempo de entender um pouco de PHP melhor ainda. JavaScript e JQuery são muito bem vindos também. Aprendendo um pouco de cada você consegue fazer ótimas melhorias no seu blog. Minha visão é essa, afinal, sou web design.


Porém, volto a dizer que sei que isso não faz parte do dia a dia da maioria dos blogueiros. Apenas acho que se esforçar para aprender cada vez mais faz parte do nosso dia a dia. Quando estiver mais tranquilo, tente entender como funciona o sistema do seu blog. Garanto que irá valer a pena. Como iniciativa, deixo as seguintes referências:


Apostilando.com  - para mim, o melhor site de apostilas da internet brasileira. Você pode baixar gratuitamente várias apostilas para iniciantes.


Artigo Iniciando no PHP - Aprenda WordPress


Artigo HTML aula 1 - Aprenda WordPress


Em breve os outros blogs do Grupo Aprenda estarão no ar:


Aprenda CSS | Aprenda SEO | Aprenda Marketing Digital | Aprenda PHP | Aprenda JavaScript/JQuery


Espero que este artigo ajude você a refletir na importância da programação no dia a dia dos blogueiros. Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto. Seja ela concordando ou não com meu ponto de vista.


Abraços pessoal!


7 comentários:

  1. Acho que para o blogueiro saber um pouco de HTML, CSS, PHP com certeza vai ajudar, mas é opcional. Só mesmo se a pessoa tiver bastante tempo e paciência para aprender. Já vi muita gente reclamando que foi tentar mexer no blog e desandou tudo, rs. Se o foco do blogueiro é só produzir o conteúdo e não tem afinidade com códigos, aí é melhor nem começar porque corre o risco de começar a dar erro mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Hannah. Por isso disse que é algo interessante a se pensar, mas não é para todos, sei disso. Mas tenho certeza de que, quanto mais conhecemos algo, melhor nos tornamos naquilo.
    My recent post Iniciando no PHP

    ResponderExcluir
  3. Acredito que aprender nunca é demais na vida de ninguém. Se a pessoa leva o blog a sério então é melhor ela fazer primeiro um curso de ADM na vida real para saber que o processo Blogar envolve mais coisas do que simplesmente escrever e depois o ainda paralelamente fazer cursos do tipo pois entender que a 'empresa toda' é você e ter conhecimento de publicidade, segurança da informação, gramática correta (... outras coisas....) e as boas ideias são para poucos. Achei muito relevante esse post e do contrário digo apenas que aqueles que só blogam por gostar mesmo tem é mais que fazer o que gostam sem se preocupar com isso pois há outras coisas legais para fazer do que se dedicar muito por algo que pode não dar certo.
    No ultimo caso, há sempre um blog dedicado ao serviço que você quer fazer e criar parcerias ou saber contratar bons serviços é o que há!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafael

    Muito obrigado por seu comentário. Seu ponto de vista acrescentou muita qualidade ao artigo.
    Volte sempre ao Aprenda Blogando. Você e seus comentários são muito bem vindos aqui.

    Abraços!

    ResponderExcluir