Quando você entra no Facebook, a primeira coisa que ve é seu feed de nótícias, com um resumo do que seus amigos têm postado na rede social. Tudo que você e seus amigos postam no Facebook é um candidato a entrar nesse feed de notícias. Sempre que há interação entre os usuários em determinado post, cria-se uma ação chamada Edge Rank.
O Edge Rank é o algoritmo do Facebook que determina quais notícias aparecem para cada usuário no feed de notícias. O algoritmo esconde histórias chatas, por isso, se sua história não estiver bem posicionada, ninguem vai ve-lá.
Se o feed de notícias do Facebook mostrasse todas as atualizações de seus amigos, seria bem complicado, principalmente para aqueles que têm muitos amigos.
Eu tenho hoje 519 amigos no Facebook. Imagine se eu recebesse todas as atualizações desses amigos e metade deles fossem daqueles que colocam um monte de bobeiras que não dizem respeito a nada, tipo frases sem sentido, gifs animados e imagens que não me interessam (infelizmente isso acontece muito comigo). Eu não ia conseguir ver aquilo que realmente me interessa, situação que acaba acontecendo no Twitter.
Facebook olha para todas as histórias possíveis e diz: "Que história tem a maior pontuação EdgeRank? Vamos mostrá-lo no topo do usuário do newsfeed. Qual deles tem a maior pontuação próxima? Vamos mostrar a seguir." Se o EdgeRank prevê um que determinado usuário vai achar chata a sua atualização de status, então a sua atualização de status nunca sequer ser mostrado para o usuário particular.
Ressalva: Há realmente parece ser dois algoritmos, embora isto não tenha sido provado conclusivamente. As fileiras algoritmo EdgeRank histórias, e um segundo algoritmo classifica o newsfeed. Este algoritmo newsfeed inclui um elemento de randomização e um agregador de palavra-chave . Zuckerberg mencionou em uma entrevista com o TechCrunch que usuários do Facebook acharam misterioso como a rede social sabia o que interessava-lhes , então eles começaram a randomizar o newsfeed ligeiramente.
Os números desse algorítimo são assustadores. Em 2007, um engenheiro do Facebook disse em uma entrevista que apenas cerca de 0,2% de histórias tornam-se elegíveis para um usuário do feed de notícias . Isso significa que a sua atualização de status está concorrendo com 499 outras histórias para um único slot de um usuário do feed de notícias.
Afinidade + Peso + Tempo de vida do post = EdgeRank
Afinidade: interação entre usuários e páginas. Curtir, comentar, postar no mural, marcar em foto… tudo isso conta.
Peso: comentar tem mais peso do que curtir, assim como fotos, vídeos e perguntas têm mais peso do que posts com textos e links.
Tempo de vida: um post muito antigo tem menos importância do que um post recente.
Nos próximos artigos vou falar sobre como otimizar sua página no Facebook para seus seguidores interagirem com sua marca. Abraços e até a próxima.
O que achou do artigo? Você conhecia o Edge Rank? Enriqueça o artigo com seu comentário!

Nenhum comentário:
Postar um comentário