Tenho visitado muitos blogs e não é raro encontrar, em alguns, textos com graves erros gramaticais ou ortográficos; já em outros, problemas de construção do texto e estruturação de parágrafos. A maioria dos blogs tem como principal forma de conteúdo o texto escrito. Por que, então, ainda há blogueiros pensando que escrever corretamente, no seu próprio idioma, é algo secundário?
Já tive oportunidade de ver, em alguns comentários, pessoas dizendo que o que vale é comunicar, não importa de que jeito. Discordo. Uma vez que seu blog está publicado, você está se expondo diante de uma plateia, seja de 10 ou 10 mil leitores, e esta plateia espera algo de você. É, pelo menos, adequado, para não dizer uma obrigação, fazer o melhor possível para construir uma credibilidade junto ao público. Tratar bem o idioma faz parte desta construção. Sei que há quem diga que é exigir demais (já vi alguém dizendo que é “frescura” querer que um texto seja escrito corretamente), mas pensando bem, não é.
Vamos tomar como exemplo um blog que queira passar informações, dicas, ensinar alguma coisa: existe um público que vai a este blog para aprender algo. E o público é exigente (sempre repito isso lá no meu blog também). O leitor que navega em busca de informações quer encontrar boa qualidade, e qualidade envolve tudo: a escrita correta está incluída no pacote.
Existem toneladas de artigos na Internet que dão dicas de como melhorar seu texto. A dica que aparece em quase todos estes artigos é a que considero a principal: desenvolver o hábito de ler.
Então, para ser blogueiro é importante escrever bem, sim, pois não é bom subestimarmos o nosso público. Espero que tenha gostado desta dica, até a próxima!
Foto do post: FreeDigitalPhotos.net
Olá Hannan, concordo com seu artigo.
ResponderExcluirApesar de não ser muito bom em português, tenho o hábito de ler bastante e acredito que isso me ajuda muito.
Muito sucesso nos seus projetos.
Olá Hannah!
ResponderExcluirVocê está certíssima! Também me deparo com texto bem elaborados, ou seja, o conjunto de ideias do autor é bom, mas a forma como ele é transcrito fere as regras gramaticais e isso, para mim, é frustrante. Sou uma leitora exigente, fico completamente desmotivada diante de tantos erros. Claro que é aceitável alguns erros, eu mesma erro e não sou hipócrita ao ponto de condenar quem escreve uma ou outra palavra errada. Mas o mínimo que um blogueiro deve fazer é escrever certo, se preocupar em aprender e ler muito, afinal, é com este hábito que aprimoramos a escrita.
Ótimo artigo! Parabéns!
Olá, Lidiane, pois é: o problema não são os erros "passáveis", mas a proliferação de erros absurdos que acho piores ainda quando ocorrem em blogs cujo autor está tentando ensinar alguma coisa para os leitores. Na minha opinião, afeta a credibilidade. Obrigada por seu comentário!
ResponderExcluirJackson, o que é ser bom em Português, não é mesmo? Por exemplo, se eu tiver que fazer uma prova de Português amanhã, vou ter que estudar muito, afinal, nosso idioma não é fácil e tem várias regras, algumas até complicadas. Com certeza, é o hábito de ler que vai ajudar bastante!
ResponderExcluirAdoro os post da Hannah, são sensacionais, estou sempre acompanhando as dicas e colocando em prática quando estou escrevendo para o Aprenda Blogando. Abraços.
ResponderExcluirOlá Hannah,
ResponderExcluirParabéns pelo ótimo artigo, infelizmente existem muitos blogueiros que não se preocupam com o velho e bom português, alguns usam muitas abreviações como se estivem em uma sala de bate papo, recentemente encontrei um artigo que pelo titulo parecia ser interessante, mas o conteúdo precisava ser decifado devido a tantas abreviações e por isso não consegui concluir minha leitura.
Parabéns pelo excelente artigo, pois sei que vai ajudar a muitos.
Abraço e sucesso!
Olá Hannah!
ResponderExcluirConcordo com você em tudo! Apesar de ainda nem ter chegado a metade do que é necessário ( e do que quero) com relação a escrever artigos, estou a cada dia melhorando um pouco.
Embora escrever corretamente seja o mais importante, esse quesito deve andar de mãos dadas com a simplicidade, escrever de uma maneira simples também é muito importante.
Para começar a treinar, é bom escrevermos artigos pequenos e ir diretamente ao ponto, sem enrolação.
Abraço!
Oi, Leandro! Que bom que gosta das dicas e que são úteis! Obrigada pelo comentário. Um abraço!
ResponderExcluirTem razão, Rafael, escrever corretamente não quer dizer escrever rebuscado. Uma boa dica esta que deixou: escrever artigos pequenos e objetivos é um ótimo treino. Obrigada pelo comentário, um abraço!
ResponderExcluirClaudio, pois é, infelizmente pode acontecer isso mesmo: acharmos um artigo que poderia vir a ser bom, mas acaba não sendo por ser mal escrito. Obrigada, um abraço e sucesso para você também!
ResponderExcluirOlá Hannah,
ResponderExcluiro seu artigo toca num assunto que realmente pouco blogueiros (principalmente os que ensinam outros a criar blog) abordam.
Eu considero que antes de se querer aprender a manusear o Wordpress, aprender SEO, entre muitas outras competência que um blogueiro deve ter, é necessário aprender a escrever.
Contra mim falo. Eu fiz o percurso errado. Só há pouco tempo me dediquei a melhorar a minha escrita.
E, como é obvio, a leitura ajuda imenso na melhoria da escrita.
Mas eu vou deixar aqui uma dica nunca passei para ninguém (nem no meu blog onde as técnicas de escrita são um ponto fundamental da minha linha editorial).
Prepare-se porque você vai ficar de queixo caído:
Uma das melhores forma de aprender a escrever é plagiando!!!!
Sim! Você leu bem! PLAGIANDO ... com todas as letras ... ou quase ;)
Pegar em textos (de blog ou não) que sejam extremamente bem escritos e reescrevê-los, copiando, ajuda a perceber melhor toda as estrutura. Toda a arte por trás desse texto.
Obviamente, como não poderia deixar de ser, uma vez a cópia terminada pode e deve apagar.
Não falo de plágio para publicar. Apenas uma cópia "rascunho" que depois vai para o lixo.
A cópia vai para o lixo, mas o conhecimento e a técnica de escrita fica na cabeça.
Com o tempo, quando escrevemos os nossos artigos, as coisas vêm naturalmente. E quando damos conta, estamos a escrever muito melhor sem ter de tirar um curso de literatura para isso ;)
Abraços e espero que goste da dica.
Hugo, para mim esta dica é mesmo uma novidade, e faz sentido. É uma técnica que pode ajudar bastante às pessoas que precisam aperfeiçoar sua escrita e seus textos. Um abraço e obrigada por compartilhar esta dica secreta. :)
ResponderExcluir