Nosso foco no Aprenda Blogando nunca foi o de usuários mais avançados do WordPress, mas tenho visitado os blogs de nossos leitores e constatado que alguns são usuários experientes e até metabloggers. Por isso decidi publicar artigos que tenham para esses leitores que possuem um nível mais elevado de conhecimento tecnico.
Os artigos sobre desenvolvimento de temas serão publicados todas as quartas-feiras, então o próximo artigo será publicado dia 05 de setembro. Para ficar por dentro do nosso conteúdo e não perder nenhum artigo, assine nossa newsletter.

Um desenvolvedor de temas nada mais é do que um web design ou um programador que se especializa em criar seus sites e blogs dentro das diretrizes estabelecidas pela plataforma WordPress. Por isso é importante um conhecimento considerável de web design, programação e SEO, sem contar que o conhecimento sobre o Codex do Wordpress é indispensável.
Olhando por este prisma, pretendo compartilhar com vocês as noções necessárias de cada recurso citado acima, para que você tenha um profundo conhecimento sobre o desenvolvimento de temas para WordPress.
O que é um CMS?

CMS é a sigla para Content Management Systems - Sistema de Gestão de Conteúdo. É um sistema gerador de sites, que integra ferramentas para criar e gerenciar conteúdo em tempo real. Um CMS é uma plataforma desenvolvida para facilitar os objetivos de pessoas que queiram ou precisem publicar suas idéias na internet.
Desta maneira, o simples usuário, normalmente desprovido de conhecimento em programação, pode ter total controle do conteúdo inserido em seu site. Os CMS permitem também que o site seja totalmente editavel, podendo o usuário mudar fundos, cabeçalhos, cores e fontes, entre outros recursos.
Existe uma variedade muito grande de templates (ou temas) para cada CMS. Os templates são layouts prontos que oferecem recursos simples e avançados para usuários. Existem templates voltados para cada nicho de mercado, o que amplia e muito as opções de escolha.
A habilidade necessária para trabalhar com um CMS não vai muito além dos conhecimentos necessários para um usuário de um simples editor de texto, pois as plataformas são bem simples de serem utilizadas.
- O que é CMS
O que é o WordPress?

O WordPress é uma das melhores plataformas de Gerenciamento de Conteúdo da atualidade. Foi desenvolvido em PHP, e usa banco de dados MySql.
O WordPress foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, o mais popular na criação de weblogs. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito.
As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos. A grande comunidade de desenvolvedores WordPress também é uma característica fundamental para o sucesso do CMS, pois novos recursos ficam disponíveis para os usuários todos os dias.
O Wordpress é um CMS completo. Apesar de muitas pessoas alegarem que é um sistema de blogs (o que ele tambem faz), estudando um pouco a plataforma, é possível criar sites, jornais e revistas eletrônicos, sistemas de e-commerce, portifólios online, chats, fóruns, Portais de notícias, intra-nets e até redes sociais.
- Por que usar o WordPress
Temas WordPress
Escolher um tema para seu projeto é sem dúvida uma das decisões mais importantes que você tomará em seu desenvolvimento. Um layout atraente e condizente com as expectativas do público alvo do seu projeto, alinhados com recursos interativos que proporcionem uma ótima experiência de usuário são componentes que devem ter um peso especial na hora da decisão.
Existem vários temas interessantes na web, como os temas do Theme Forest, que são pagos. Podemos contar com alguns temas gratuitos muito bons também. E existem também os temas pagos que são encontrados em sites de downloads e torrentes, mas realmente não aconselho você a baixar por aí, pois acaba desprestigiando o trabalho do autor.
Componentes de um tema WordPress
Um tema WordPress é composto de vários artigos, chamados ficheiros. Um tema simples pode ser desenvolvido com apenas dois artigos o index.php e o style.css.
Porém, se necessitamos de um mínimo de estrutura para algo mais sólido, é necessário utilizar mais ficheiros. A seguir, os principais ficheiros que compõem um tema WordPress.
style.css | index.php | header.php | sidebar.php | footer.php | functions.php
Estes seis arquivos são responsáveis pelas principais funções de um tema. No arquivo style.css, são inseridas as informações relativas ao tema, como: o nome do tema, o autor do tema, uma descrição do tema, a uri do tema (onde o tema pode ser baixado) entre outras informações.
Continuamos na próxima quarta-feira. Abraços a todos!
[...] questão do template, não tem problema em você usar o padrão ou procurar um free no diretório que seja limpo e com [...]
ResponderExcluir